Cafpal faz entrega de sementes crioulas na Funai para distribuição a comunidades indígenas do Paraná. Foto: Cafpal / Divulgação

A Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) assinou termo de fomento com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para repasse de recursos financeiros a serem investidos na construção de sua sede própria. São recursos do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar no Paraná (Coopera Paraná), do governo do Estado, obtido através de aprovação de projeto apresentado pela Cafpal em edital de 2023.

O contrato é de R$ 429 mil, valor que somado aos recursos próprios da Cafpal viabilizarão a execução da obra, a ser edificada em área no Distrito Industrial de Palmeira, cedida pela Prefeitura. De acordo com o presidente da Cooperativa, Ismael Lourenço Albino, assim que aconteça a transferência dos recursos para a Cafpal, a obra deverá ser iniciada.

Atualmente a Cooperativa tem sede em imóvel alugado, no bairro da Vila Rosa, onde recebe e armazena, até a distribuição, uma boa parte da produção de seus cooperados. No local também está instalada uma câmara fria que foi adquirida com recursos do mesmo programa de fomento a cooperativas da agricultura familiar do estado.

Quem são e o que produzem

A Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira conta com 42 famílias de agricultores associadas. Dessas, 15 são de Palmeira e as demais dos municípios de São Mateus do Sul, Rebouças, Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Castro, Teixeira Soares, Irati, Mandirituba e Ponta Grossa.

Essas famílias produzem hortaliças, grãos, frutas e sementes, que são entregues à cooperativa para fornecer ao Programa da Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, programas de merenda escolar do estado e de municípios, e programas de distribuição de sementes crioulas a comunidades tradicionais, como os mantidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que distribuiu sementes para comunidade indígenas do Paraná.

Deixe um comentário