As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser aplicadas neste domingo (3) em 1.573 municípios do Brasil, incluindo Palmeira. Candidatos e candidatas que fizeram as inscrições poderão acessar os locais de aplicação a partir do meio-dia. Os portões fecham, impreterivelmente, às 13 horas. Depois disso, não será mais possível entrar.
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o início da prova está marcado para 13h30 nos dois dias de aplicação, 3 e 10 de novembro.
No entanto, há variação dos horários de encerramento. No dia 3, o fim do exame será às 19h para o público em geral, às 20h para participantes com tempo adicional e às 21h para participantes da videoprova em Libras.
Já no dia 10, os horários máximos para permanência nos locais de aplicação terminam meia hora mais cedo. Ou seja, 18h30 para o público geral, 19h30 para quem tem direito a tempo adicional e 20h30 para o exame em Libras.
Atenção ao que é obrigatório
Para fazer a prova é preciso apresentar documento oficial com foto, a exemplo do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este ano, o Enem vai aceitar também documentos digitais. Nessa lista estão o RG Digital, Carteira de Identidade Nacional (CNI), o e-Título de eleitor e a CNH digital, mas é preciso que eles sejam apresentados nos aplicativos oficiais.
Como há várias opções de comprovação de identidade, não há mais a possibilidade de apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) nos casos de perda de documentos físicos. A organização do Enem também recomenda que candidatos e candidatas levem o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias de prova, que pode ser acessado na Página do Participante.
Objetos como celulares, relógios e outros aparelhos eletrônicos devem ser guardados no envelope porta-objetos fornecido pela chefia de cada sala. É proibido qualquer tipo de comunicação com outros candidatos e candidatas durante a prova.
Também não é permitido o registro fotográfico ou audiovisual de nenhum material referente à prova. Quem descumprir as determinações não poderá concluir o exame.