Atletas da equipe palmeirense de Mountain Bike (MTB) L3B Bike Team/Meganet Telecom têm participado de provas da modalidade e conseguido bons resultados. No último final de semana, estiveram em duas provas de MTB bastante difíceis, uma na região litorânea de Santa Catarina e a outra em Ponta Grossa, disputada na região da Escarpa Devoniana.
Um dos integrantes da equipe, Luiz Guilherme Guchert, disputou entre sexta-feira (8) e domingo (10), em Garopaba, litoral de Santa Catarina, a segunda edição do Threerace Bike Ultramarathon, uma ultramaratona de mountain bike que reuniu atletas brasileiros e de vários países, incluindo Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai.
Organizada pela Threerace Sports em parceria com a Prefeitura de Garopaba, a competição ocorre em meio a trilhas, praias e montanhas locais, atraindo ciclistas para uma prova desafiadora e um cenário natural de destaque.
Luiz Guilherme competiu pela categoria Master A1 30-35 anos e terminou na terceira colocação, após três dias de prova, percorrendo em 6 horas 35 minutos e 43 segundos os 150 quilômetros de trajeto e 3 mil metros de altimetria acumulada, o que exige muito em termos físicos e mentais dos atletas.
No primeiro dia, num percurso de 9,5 quilômetros, foram definidas as classificações para a largada e Luiz Guilherme marcou o terceiro melhor tempo; no segundo dia, 71 quilômetros de percurso e novamente terceira colocação; por fim, no terceiro dia, mais 42 quilômetros para concluir a prova e o palmeirense confirmou o terceiro lugar na categoria.
Ultra Marathon
No domingo (10), Tiago Voinarovicz foi um dos atletas da equipe de mountain bike L3B Bike Team/Meganet Telecom, de Palmeira, que disputou em Ponta Grossa a prova Ultra Marathon MTB 2024. Ele participou na categoria Pró P7 Master C1, com percurso de 100 quilômetros, que apresentou 2 mil metros de elevação acumulada, em alto grau de dificuldade para os competidores.
Tiago Voinarovicz em ação na Ultra Marathon 2024 com percurso de 100 quilômetros.
Tiago finalizou a prova com tempo de 5 horas e 30 minutos, terminando na 7ª posição da categoria. O percurso foi realizado em estradas com variações de terreno (terra, cascalho, areião, pedra, barro, grama), boa parte em trilhas com descidas insanas em segmentos acidentados e depois subidas extremas e destruidoras, na região conhecida como Jacuí, na divisa com o município de Palmeira, próximo a localidade de Cercado.
Durante o trajeto, Tiago disse ter fugido da estratégia inicial, que era mais conservadora até o quilômetro 60, resolvendo arriscar mais e pagar o preço no Jacuí. Mesmo assim, ele conseguiu recuperar bem no último ponto de apoio, no quilômetro 80 e finalizar os 100 quilômetros na 7ª posição da categoria Master C1.
Também disputaram a Ultra Marathon MTB pela equipe L3B Bike Team/Meganet Telecom: Emanuel Bonk, que terminou na segunda colocação na categoria Pró 18-29 anos, com tempo de 4 horas 33 minutos e 25 segundos o percurso de 100 quilômetros; Naila Delfrate, que foi a segunda colocada na categoria Sport Master B1, com tempo de 2 horas 57 minutos e 29 segundos o percurso de 57 quilômetros; e Adriano Todeschi, que concluiu na 12ª colocação na categoria Sport Master A1, com tempo de 2 horas 40 minutos e 21 segundos o percurso de 57 quilômetros.
No próximo dia 24, atletas da equipe de Palmeira participarão de etapa do Campeonato Metropolitano de MTB. O percurso terá a largada em Porto Amazonas e parte percorrido em estradas secundárias e trilhas no município de Palmeira.