O temporal que assolou a cidade de Palmeira na tarde deste sábado (16) causou danos e prejuízos. Chuva intensa, acompanhada de fortes rajadas de vento, ocasionaram estragos na cobertura da arquibancada de madeira do Estádio João Chede, do Ypiranga Futebol Clube. Lembrando que há cerca de dois anos a construção já havia perdido parte da cobertura devido a temporal e trata-se de bem tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná.
A parte da cobertura que já estava danificada não foi restaurada, e agora toda a cobertura foi comprometida, deixando a arquibancada totalmente exposta à chuva. A restauração não aconteceu, segundo nota que o clube divulgou em suas redes sociais, por falta de recursos financeiros.
A parte que ainda estava preservada foi arrancada com a força do vento e pedaços da estrutura foram arremessados no pátio, inclusive caindo sobre a cobertura de construção e sobre veículo que estava ali estacionado, e até na rua Santos Dumont, que passa nos fundos do estádio.
A nota divulgada pelo Ypiranga Futebol Clube, destaca que “a arquibancada já apresentava sinais de desgaste”, cita o processo de restauro da construção, erguida em 1920, justificando que há falta de recursos para a manutenção adequada, o que evidencia ainda mais a urgência de uma atenção mais efetiva.
Dessa forma, o clube faz um apelo “ao setor público e às autoridades competentes para que olhem com sensibilidade para este patrimônio histórico (a arquibancada), símbolo não apenas do nosso clube, mas da cultura esportiva do nosso Brasil e da identidade de nossa cidade.
Finalizando a nota, o “Ypiranga Futebol Clube reitera seu compromisso com a preservação de sua história de um patrimônio tombado pelo Estado e agradece à comunidade pelo apoio neste momento difícil. Unidos, acreditamos que será possível resgatar e valorizar esse legado que pertence a todos”.