Na tarde desta sexta-feira (22), 19 integrantes do time de handebol feminino e da delegação de Palmeira viajam para Apucarana, onde será disputada a fase estadual dos Jogos Abertos do Paraná. Serão duas etapas da competição: a primeira entre hoje e domingo, para definir classificados para a segunda fase, que será disputada no próximo final de semana e vai definir os ganhadores.
Palmeira está na série prata do handebol feminino, junto com outras cinco equipes, e vai tentar vaga na série ouro em 2025. A estreia será amanhã, contra o time de Castro, às 8h30, no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira. No domingo, no mesmo horário e local, vai enfrentar Astorga, para definir a classificação para a segunda fase.
A treinadora do time de Palmeira, Luciana Turra, terá 16 atletas à sua disposição para a competição; são elas: Agna dos Santos Neves, Beatriz de Almeida Santos Szekut, Esllyn Loeyene Schon, Evelyse Schon, Fernanda da Silva Mayer, Ingryd Ribeiro de Mello, Karoline da Mata Kuhn, Larinny Gonçalves, Lorena Krevey Jensen, Mayara de Freitas, Micheli Santa Clara Teleginski, Natália Rausis Passoni, Raissa Dups Eurich, Renata dos Santos Bronoski Martins, Sabine Vantroba Comin e Thaís de Almeida Santos. Também fazem parte da delegação de Palmeira a assessora Verônica Thaís Machado e o motorista Ivan Toni Stanilovicz.
Mais de 3.300 atletas nos Japs
O município de Apucarana, no Vale do Ivaí, recebe mais de 3.300 atletas e comissões técnicas, de 80 municípios, para a primeira parte da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Japs). As competições começam sexta-feira (22) e seguem até domingo (24). A segunda parte da fase final será disputada de 28 de novembro a 1 de dezembro, também em Apucarana. São os últimos eventos do calendário de jogos oficiais de 2024.
Os Japs são disputados por atletas a partir de 17 anos e sem limite de idade máxima para participação, e fazem parte da lista de 11 jogos oficiais promovidos pelo Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esporte (SEES). A edição 2024 dos Japs teve início no mês de junho (etapas regional e macrorregional) e atendeu mais de 12.100 participantes, de 251 municípios (62,9% das cidades do Estado).
Neste primeiro fim de semana da final os atletas competirão nas modalidades de atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol sete, futsal, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis, voleibol, e xadrez. Além disso, a disputa de bolão masculino, também válida para os Japs, acontece na cidade de Rolândia.