Com o início das aulas nas escolas e colégios, a Câmara Municipal de Palmeira retoma também as atividades do Parlamento Jovem de Palmeira para 2025.
Durante o mês de fevereiro, nas escolas aptas a participarem do programa, acontecerá a divulgação do programa e do calendário deste ano.
Os estudantes interessados de instituições públicas e privadas de ensino interessados em disputar vaga no Parlamento Jovem devem registrar suas candidaturas até o dia 7 de março.
No dia 11 de março, nas escolas, será realizada a eleição para escolha de seus representantes para a segunda fase, na qual os eleitos nas escolas disputarão nove vagas como parlamentares jovens da 11ª edição do Programa.
Lucas Mateus Lopes Santana, Assessor de Projetos e atual coordenador do programa, explicou que este é o momento das escolas participantes promoverem a divulgação do Parlamento Jovem entre os estudantes.
Em seguida, os interessados devem manifestar à coordenação da instituição de ensino o desejo de participar.
Poderão se candidatar à uma vaga do Programa Parlamento Jovem, estudantes devidamente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, menores de 18 anos, que cursem do 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio.
O segundo turno das eleições acontece no dia 13 de março no Plenário da Câmara Municipal, quando os 15 jovens escolhidos nas escolas terão até 5 minutos para explanarem sobre o tema “Porque quero ser um Parlamentar Jovem”.
O discurso será avaliado por uma banca composta por vereadores e servidores do Legislativo, que atribuirão notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparão as nove cadeiras da 11ª edição do Parlamento Jovem, enquanto os demais ficarão como suplentes.