Imagem/Divulgação

Foi lançado na sexta-feira (14) o programa Ilumina Paraná, operacionalizado pela Secretaria de Estado das Cidades, que visa alcançar 100% dos municípios paranaenses com iluminação de LED.

O investimento previsto é de R$ 300 milhões.

O anúncio ocorreu em Foz do Iguaçu, durante o Paraná Mais Cidades, evento promovido pelo Governo do Estado com gestores dos 399 municípios, e faz parte do pacote de R$ 6 bilhões de investimentos do Estado em todos os municípios paranaenses.

O programa tem como objetivo acelerar a troca dos equipamentos, alcançando 100% das cidades até 2026, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Cerca de 105 municípios serão beneficiados pela iniciativa, que não interfere nas localidades que possuem Parcerias Público-Privadas (PPPs) na iluminação pública, uma vez que é obrigação das empresas substituírem as luminárias.

Atualmente, mais da metade (56,19%) da iluminação pública dos municípios do Estado é de LED.

Outros 39,51% são de lâmpadas de vapor de sódio e 4,3% estão categorizados como outros, segundo painel da Secid, com dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Além da instalação de luminárias LED, o Ilumina Paraná também irá promover a remoção e descarte adequado dos equipamentos de iluminação pública existentes e, se necessário, a substituição dos braços de fixação das luminárias nos postes.

A Secretaria das Cidades realizará atas de preços de acordo com as categorias dos equipamentos, com lâmpadas de menor e maior potência (a depender da necessidade e do projeto da prefeitura), e que ficará disponível para as cidades, que então vão mandar os projetos para a secretaria.

O próximo passo é a liberação do convênio e o repasse dos valores.

Isso garante que os equipamentos adquiridos sejam de qualidade, com garantia das empresas e manutenções, se necessário.

Deixe um comentário