A prestadora de serviço mais antiga da Federação Paranaense de Futebol, a palmeirense Silvia de Lima Matioski, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná, ontem, em uma sessão solene em comemoração ao aniversário de Curitiba.
Na ocasião, 332 pessoas foram homenageadas pela contribuição para o desenvolvimento econômico e social da cidade, que completa 332 anos no sábado.
Há 38 anos no futebol, Silvia atua como delegada de partidas desde 1986, quando os caminhos para a mulher no esporte eram ainda muito fechados.
Desde então, ela nunca mais deixou a função de lado.
Formada em Educação Física, Silvia é a prestadora mais antiga da Federação em atuação no estado.
Delegados de futebol são os responsáveis pelo bom andamento dos jogos e atuam nos bastidores na logística dos confrontos.
Desde a qualidade da bola ou do campo, até o funcionamento de energia elétrica e segurança, tudo passa pela supervisão do profissional.
Silvia tinha apenas 20 anos quando participou da primeira partida de futebol como delegada.
Era um jogo pela Taça Paraná, em 1986, quando o acaso fez a jovem profissional de educação física encontrar a função.
Há 15 anos, ela se mudou para Curitiba, para assumir um cargo de professora do estado e trouxe junto a paixão pelo futebol.
Desde então, soma memórias nos jogos dos times de Curitiba por diversas competições, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Paranaense.