Imagem/Divulgação

Começou ontem e vai até domingo, a 23ª Semana Nacional de Museus.

Mais de mil instituições oferecem atividades culturais online e presenciais em todo o Brasil, entre elas o Museu Histórico e Geográfico de Palmeira.

A Semana é promovida anualmente pelo Ibram, o Instituto Brasileiro de Museus, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, e celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Neste ano, o tema da Semana é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.

Estão previstas mais de três mil atividades para valorizar a riqueza do patrimônio histórico e cultural do país.

Em Palmeira, a atividade programada entra em cartaz na próxima sexta-feira, dia 16, com a exposição “O Voo do Dragão – as Palavras Dançam”, da artista visual Wu Chia Ling, que retrata os caracteres da caligrafia tradicional chinesa e homenageia esse ser mitológico, um dos regentes na mitologia chinesa.

A mostra acontece no Museu e terá abertura às 9h30.

A atividade conta com apoio da Política Nacional de Incentivo a Cultura Aldir Blanc.

A artista vai apresentar trabalhos caligráficos através de caracteres tradicionais retratando diferentes épocas da história e sua evolução.

Com essa forma complexa de arte, a exposição pretende promover o intercâmbio cultural e permitir que as pessoas compreendam a profundidade e riqueza da cultura chinesa.

Ainda no dia 16, a artista ministrará uma oficina de caligrafia chinesa.

A atividade é gratuita e acontecerá no período da tarde em três horários, com limite de dez pessoas por turma.

Os participantes poderão ter contato com caligrafia, permitindo a vivenciem com a escrita com pincel.

Através de cada traço, poderão sentir o poder da arte e o ritmo da vida.

Wu Chia Ling iniciou seus trabalhos com caligrafia tradicional chinesa ainda em Taiwan onde nasceu.

Quando veio para o continente americano, em 1995, se estabeleceu na Argentina, maior comunidade chinesa fora da china, lá lecionou por doze anos caligrafia tradicional chinesa.

Em 2015 a artista mudou para Palmeira, onde segue lecionando caligrafia tradicional tanto presencialmente quanto online em diversas cidades da região e até outros estados do Brasil.

OFICINAS

Ainda no dia 16, também no Museu Histórico de Palmeira, a artista ministrará uma oficina de caligrafia chinesa, a atividade é gratuita e acontecerá em três horários com limite de 10 pessoas por turma, das 13 às 14 horas, das 14h10 às 15h10 e das 15h30 às 16h30.

Os participantes poderão ter contato com caligrafia, permitindo a vivenciem com a escrita com pincel. Através de cada traço, poderão sentir o poder da arte e o ritmo da vida. Isso não é apenas uma forma de criação, mas também um processo de desenvolvimento interior.

A inscrição pode ser feita pelo link: https://forms.gle/rXpCsZxm9V5unCYU7

Deixe um comentário