Foto - Arquivo Rádio Cruzeiro do Sul

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer informou que está comprometida com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e respeitosa à diversidade e, desta forma, orientou que as comemorações tradicionalmente realizadas em alusão ao “Dia das Mães” e ao “Dia dos Pais” sejam, preferencialmente, substituídas por atividades comemorativas no “Dia da Família” ou “Dia de Quem Cuida de Mim”

Essa orientação se fundamenta, segundo a Secretraia, na necessidade de reconhecer e acolher as diferentes configurações familiares presentes em nossa comunidade escolar.

Entende a Secretaria que o conceito de família vai além do modelo tradicional, incluindo avós, tios, irmãos, responsáveis legais, entre outras formas de organização afetiva e de cuidado, como as instituições de acolhimento que existem em nossa cidade.

Ao promover a alteração, a Secretaria busca garantir o respeito à diversidade e evitar constrangimentos às crianças que não convivem com mãe ou pai em seu dia a dia.

Também, fortalecer os vínculos familiares, reconhecendo qualquer pessoa que exerça o papel de cuidador ou referência afetiva na vida dos estudantes.

E, ainda, promover um ambiente escolar mais acolhedor, inclusivo e empático, alinhado com os princípios dos direitos humanos e das diretrizes curriculares nacionais.

Essa medida, de acordo com a Secretaria de Educação, visa não apenas a inclusão, mas também a valorização da afetividade, do cuidado e do respeito mútuo, pilares fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Deixe um comentário