A Câmara Municipal realizou sessão ordinária na terça-feira (13) , com a presença de oitodos nove vereadores.
Ausência do vereador Lucas Santos (União Brasil).
No expediente foram recebidos dois requerimentos de vereadores, 12 indicações de vereadores e dois projetos de resolução de vereadora, além de pareceres a projetos que tramitam na Câmara Municipal.
Dois projetos de resolução da vereadora Fabíola Mereles (Progressistas) tiveram pedido de retirada pela autora para ajustes.
Na tribuna, o vereador Sargento Gaio (Republicanos) apresentou um vídeo sobre o transporte escolar no município com tráfego em rodovias, especialmente a BR 277, resumindo o que acontece no dia a dia para motoristas e estudantes.
O vereador propõe discussões sobre a segurança, pontos adequados para embarque e desembarque e a contratação de agentes educacionais para monitorar os estudantes.
Depois, a vereador Fabíola Mereles (Progressistas) falou sobre o Dia das Mães, dizendo ter ficado preocupada com a ausência de comemorações pela data nas escolas municipais.
Ela pediu que a data não seja anulada, criticando a decisão da Secretaria de Educação, sem ouvir as famílias, orientando que seja comemorado o Dia da Família ou o Dia de quem cuida de mim.
A vereadora propôs que seja mantida a comemoração pelo dia das mães, preservando o aspecto afetivo, de vínculo e reconhecimento.
Ainda na tribuna, o vereador Jovane Ferreira (PSD) falou sobre repasses de recursos do governo do Estado para entidades do município, para aquisição de equipamentos.
Na ordem do dia foram votados e aprovados quatro indicações em votação única; um projeto de resolução e um projeto de emenda à Lei Orgânica em votação em segundo turno, em definitivo; e um projeto de lei em votação em primeiro turno.
Em explicação pessoal, o vereador Jovane Ferreira fez convite aos vereadores para participarem nesta quarta-feira de evento de anúncio de investimentos do governo do Estado no município na área de Saúde.
O vereador Fabiano Catharina (PL) anunciou que serão destinados R$ 500 mil para a construção de canil municipal, segundo informado pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD).
O vereador Sargento Gaio agradeceu às vereadoras jovens Isabele e Ana Clara pela colaboração com informações sobre o transporte escolar, motivo de seu pronunciamento na tribuna na sessão.
E, ainda em explicação pessoal, a vereadora Fabíola Mereles destacou a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, que apresentou seus projetos na Assembleia Legislativa, atraindo a atenção de outros Legislativos e entidades.
Em sua fala antes de encerrar a sessão, o presidente, vereador Diego Zanetti, parabenizou a Procuradoria da Mulher pela apresentação de projetos na Assembleia Legislativa e a realização do projeto Sentinela junto a escolas do município.
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmeira será realizada na terça-feira da semana que vem, dia 20.