
Quase 25% de toda a terraplenagem da obra de restauração em concreto da PR-151 no trecho entre Palmeira e Ponta Grossa já foi executada, passados dois meses do início das intervenções, com grande quantidade de movimentação de solo ao lado da pista da rodovia. A previsão de conclusão da obra é julho de 2027, com um investimento de pouco mais de R$ 257 milhões.
Este serviço é necessário para o alargamento da plataforma da rodovia, que será seguida pelo alargamento das faixas de tráfego para 3,6 metros, implantação de acostamentos com três metros de largura em ambos sentidos da via, e a pavimentação de 15,2 quilômetros de terceiras faixas. Também foram iniciados os primeiros serviços de execução do novo sistema de drenagem de águas, que vão incluir drenos profundos e superficiais, sarjetas e descidas d’água, entre outros.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, é responsável pela administração e fiscalização dos serviços.
A obra contempla o trecho da PR-151 desde o entroncamento com a PR-438 em Ponta Grossa, até o entroncamento com a BR-277 no perímetro urbano de Palmeira, em uma extensão de 32,71 quilômetros. O principal serviço será a execução de uma nova camada de pavimento rígido de concreto sobre a pista, aproveitando o pavimento asfáltico atual como base após realização de melhorias. Esta técnica de restauração é chamada de whitetopping, e é utilizada em outras obras do DER/PR.
Alargamento de ponte
Também está previsto o alargamento da ponte sobre o rio Forquilha em 4,8 metros, para implantação de passeio para pedestres e uma ciclovia bidirecional, e a implantação de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com a rua 15 de Novembro, rua Manoel Ribas, rua Daniel Mansani e a avenida Nacim Bacila, no bairro da Vila Rosa.