Os clientes residenciais da Copel vão ter reajuste de 1,58% na tarifa de energia elétrica a partir da próxima sexta-feira, dia 24, segundo definido nesta terça-feira, dia 21, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Estes clientes representam 82,3% do total de consumidores atendidos pela companhia.

A Aneel é o órgão regulador federal que calcula a tarifa de energia elétrica de cada estado e comunica às distribuidoras, que aplicam o ajuste uma vez ao ano.

Para outros 10,6% dos clientes da Copel atendidos em baixa tensão, dentre eles estabelecimentos comerciais e de serviços, o reajuste na tarifa será de 2,07%.

Na média, a tarifa de energia da Copel aumentará 4,90% – incluindo clientes atendidos também em alta tensão, os chamados grandes consumidores.

Bandeiras tarifárias

Nesta terça-feira, também, a Aneel autorizou reajustes nas bandeiras tarifárias, que são as cobranças extra adicionadas às contas quando o custo da produção da energia aumenta.

A bandeira verde é a única que seguirá sem reajuste, enquanto a bandeira vermelha patamar 2 subirá 3,2%. Já na bandeira amarela, o aumento será de 59,5%, ao passo que a bandeira vermelha patamar 1 ficará 63,7% mais cara. Os novos valores entrarão em vigor a partir de 1° de julho em todo o Brasil.

Atualmente, a bandeira que está em vigor é a verde, o que faz com que reajustes não sejam repassadas neste momento aos consumidores, muito por conta do aumento nos níveis dos reservatórios de água do país.

Deixe um comentário