Foi aberto no final do mês de julho os envelopes para a habilitação das empresas que desejassem fornecer a Prefeitura de Palmeira secadores de mão. O certame prevê a compra de R$ 159.900,00 em equipamentos que devem substituir as toalhas de papel. Apenas uma empresa foi habilitada, Brito Belegantes Soluções, de Curitiba é quem deverá ter a proposta homologada e publicada nos próximos dias.
O Jornalismo da Cruzeiro solicitou informações da Prefeitura sobre a necessidade dos equipamentos. Através da assessoria de comunicação o município emitiu nota dizendo que as aquisições em questão visam a economia e a preservação dos recursos naturais. Segundo a nota, o papel toalha parece ser mais barato a princípio, mas a longo prazo o gasto é maior. Com os secadores, não há necessidade de comprar papéis. A nota afirma ainda que questão de sustentabilidade, economia e preservação dos recursos naturais está sendo cada dia mais levantada e que essas ações veem promovendo uma consciência maior para a questão ambiental.
Conforme informou a Prefeitura através da nota enviada para CRUZEIRO 98.3 FM, os equipamentos serão instalados nos banheiros femininos, masculinos e de acessibilidade na Central de Atendimento ao Cidadão, através da Secretaria Municipal de Gestão Pública e Finanças, nas 19 escolas Municipais e CMEIS, UAB, Transporte Escolar e Prédio da Secretaria de Educação, ginásios de esporte municipais, conforme a necessidade, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, e aos banheiros femininos, masculinos e de acessibilidade de todas as unidades de saúde do Município, Vigilância Sanitária, CAPS, , através da Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura não informou sobre a periodicidade da manutenção dos secadores, nem um estudo a longo prazo de quanto seria gasto para manter os equipamentos em perfeito funcionamento, bem como a eventual substituição caso necessário.
A Prefeitura informou na nota que o certame é um Registro de Preço e não necessariamente o Município irá adquirir toda a quantidade abrangida. As aquisições serão realizadas conforme a necessidade. A empresa vencedora do processo apresentou preço de R$ 799,00 por unidade do produto, totalizando 200 produtos que podem ser adquiridos dentro do valor máximo da licitação.