No domingo, dia 26, o Ypiranga Futebol Clube estreia na 58ª Taça Paraná, jogando no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, diante da equipe do Esporte Clube Sartori. A competição é promovida anualmente pela Federação Paranaense de Futebol e o objetivo do alvirrubro de Palmeira, segundo confirma seu presidente, Geraldo Adail Bueno, é de conquistar o bicampeonato da competição, da qual foi o campeão em 1995, há 27 anos, portanto.
Agora, com uma equipe bastante renovada, em comparação com a que disputou a Liga de Campo Largo, da qual foi vice-campeã, e a que disputou a Liga de Ponta Grossa, onde chegou às semifinais e acabou eliminada. Mesmo com isto, não houve abalos e ter a oportunidade de disputar mais uma vez a Taça Paraná serve como motivação e, como diz o presidente, ‘’o Ypiranga, quando entra numa competição, entra para ganhar, pois é um clube de futebol, que vive de futebol, que respira futebol’’.
Permanecem dos dois elencos do ano passado 16 atletas e outros 15 chegam para reforçar o grupo. Também são novidades na equipe o técnico Cristiano Gonzaga da Cruz e o auxiliar técnico Alysson Patrick da Silva dos Santos, ambos com atuações nas categorias de base do Operário, de Ponta Grossa. Segundo o diretor de futebol do Ypiranga, Max Vida Santos, o grupo é bem qualificado, tanto a comissão técnica como os jogadores, e reúne condições de brigar pelo título e conquistar o bicampeonato.
O mesmo pensamento positivo é manifestado pelo presidente, que ressalta que os demais participantes têm bons elencos e história no futebol amador, mas que o Ypiranga, com todo o respeito aos demais, também tem tudo isto e quer conquistar esse título de grande expressão, não só para o clube, mas também para o município de Palmeira. Geraldo destaca que todo o grupo está focado e a diretoria dá todo o respaldo e suporte necessários para a comissão técnica e para os atletas.
O grupo conta com quatro goleiros: Osni e Gabriel, remanescentes das equipes de 2022, e Adeílson e Chuck, que chegam para reforçar as opções para a meta. Para as laterais também há opções para o treinador, já que são quatro jogadores à disposição para a lateral direita: Robinho, Lucas Ianzen, Graxa e Raylan, e para a lateral esquerda são dois especialistas, Welington e Jeferson. Para a zaga, os jogadores do elenco são: Fabrício, Edimar, Márcio, Vinícius, Adriano e Micha.
Entre volantes e meias-atacantes, o técnico Cristiano terá como opções: Marcelo, Igor Costa, Di Maria, Igor Schon, Jean Staviski, Guilherme, Willian França, Gílson, Nilvano e Vermelho. Para o ataque, as opções do treinador são: Tinho, Alisson Renan, Lucas Rosas e Edimar.
Além dos treinamentos táticos e físicos que acontecem frequentemente, dois jogos treinos foram disputados nos últimos dias como complemento da preparação do alvirrubro, um em Palmeira, no Estádio João Chede, contra o Iguaçu, de União da Vitória, e outro em Curitiba, contra o Trieste. Neles o treinador experimentou formações e variações de estratégias de jogo, com vistas a montar o time ideal para entrar em campo no próximo domingo, na estreia na Taça Paraná.
Sartori 100%
Quanto ao adversário do Ypiranga na estreia, o time vem de título de campeão da Liga de São José dos Pinhais no ano passado, com uma campanha com 100% de aproveitamento em nove jogos, 28 gols marcados e apenas seis sofridos.
Como clube, o Sartori foi fundado em 1995, exatamente no ano em que o Ypiranga conquistou o título de campeão da Taça Paraná. Dez anos depois, em 2005, o alvirrubro de Palmeira chegou a mais uma final, mas acabou como vice-campeão daquela edição.
Transmissão pela Cruzeiro
Sartori e Ypiranga terá transmissão pela Rádio Cruzeiro do Sul, neste domingo, a partir das 15 horas e 20 minutos, diretamente do Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, com narração de Luiz Alberto Zanetti e comentários e reportagens de Fiorelo Rigoni.