A Câmara Municipal de Palmeira realizou sessão ordinária nesta terça-feira, dia 28, com a presença de todos os nove vereadores. Acompanhando a sessão estava um grande número de profissionais da educação, na expectativa de aprovação de requerimento de autoria dos vereadores Marcel Pietralla, do PSDB e Vagner Kachimarki, do PROS, dirigido ao prefeito Sérgio Belich, do União Brasil, solicitando providências para o reajuste dos vencimentos no índice aplicado ao piso nacional da categoria, de 14,95%.
Colocado em votação, o requerimento acabou aprovado por unanimidade de votos e agora será encaminhado ao prefeito. A aprovação do requerimento foi comemorada pelos profissionais da educação que atuam na rede municipal de ensino e que ainda não têm garantido o reajuste de seus vencimentos pelo índice aplicado ao piso nacional do magistério.
Foram recebidos na sessão de ontem um requerimento e oito projetos de lei, além dos pereceres das comissões permanentes aos projetos de lei convocados para votação em primeiro turno na sessão de ontem.
Na tribuna, o vereador Joslei Sequineli, do PSD, argumentou que os vereadores Jovane Ferreira, Vagner Kachimarki e Marcel Pietrala, no ano passado, em relação ao projeto de lei de recomposição salarial dos agentes políticos, nas comissões foram favoráveis e no plenário contra, mas isso não aconteceu. Ele afirmou ter confundido a situação ocorrida este ano, em que no projeto idêntico o vereador Vagner foi favorável na comissão e contrário no plenário.
Depois, na ordem do dia foram votados e aprovados três requerimentos e três indicações em votação única, três projetos de lei em votação em primeiro turno e outros três projetos de lei em votação em segundo turno, em definitivo.
Em explicação pessoal, o vereador Joslei Sequineli, do PSD, falou sobre reunião na comunidade de Santa Bárbara sobre a reforma na unidade de saúde. Também em explicação pessoal, Marcel Pietrala, do PSDB, falou sobre a situação das ruas São Sebastião e Primo Feliciano Calaça, no bairro do Rocio 2.
Por sua vez, o vereador Egon Krambeck, do União Brasil, ainda em explicação pessoal, falou sobre pronunciamento realizado na sessão da semana passada. E, por fim, fechando as explicações pessoais na sessão desta terça-feira, o vereador Lucas Santos, do União Brasil, fez agradecimentos.
Próxima sessão
A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal será realizada na terça-feira da semana que vem, dia 7. Os três projetos de lei aprovados em primeiro turno na sessão desta terça-feira devem ser votados em segundo turno, em definitivo, na sessão da próxima semana.