Mosquito Aedes aegytpi, transmissor do vírus da dengue, da zika e da chykungunya. Foto - Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem mais 2.930 casos e uma morte por dengue no Paraná. Somente no boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, dia 4, foram registradas mais de 16 mil notificações de novos casos suspeitos pela doença. Além disso, o boletim traz um provável caso de dengue em Palmeira.

Esse provável caso de dengue no município aparece apesar de permanecerem confirmados sete casos suspeitos notificados, dos quais seis foram descartados e um é considerado inconclusivo, ou seja, não há como afirmar com certeza se tratar de caso da doença ou não.

O novo óbito provocado pela doença no estado foi de uma mulher de 56 anos, que residia em Santa Terezinha do Itaipu, na região Oeste do Paraná, ocorrido em 13 de março.

Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, em julho de 2022, no Paraná já são 102.021 notificações, 48.128 casos descartados, 14.032 confirmados e 12 mortes pela doença. As regionais com mais casos são as de Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, todas já com mais de duas mil confirmações.

Chikungunya

O novo boletim também confirmou mais 30 casos de chikungunya, somando 107 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 62 são autóctones, quando a doença é contraída no município de residência, e 37 são considerados importados. Existem ainda 592 casos em investigação.

Deixe um comentário