Vacina bivalente protege contra a cepa original do coronavírus e a variante Omicron. Foto - Reprodução

Com pouco mais de um mês desde o início da vacinação, Palmeira registrou a aplicação de 1.952 doses da bivalente contra a Covid-19, segundo os dados do Vacinômetro Nacional, atualizados nesta quarta-feira, dia 7. O número de doses aplicadas pode ser considerado baixo, visto que o público alvo do município para receber a da vacina bivalente é de 7.970 pessoas e até o dia 28 de março a Secretaria de Saúde havia recebido 2.676 doses do imunizante.

Mais de 600 doses da vacina bivalente estão disponíveis para aplicação nos moradores do município, já distribuídas para as unidades de saúde, tanto da cidade como do interior. É necessário ir até a unidade de saúde de referência para receber a vacina ou agendar a data para a vacinação de reforço contra a Covid-19.

A absoluta maioria das doses aplicadas, segundo os dados do Vacinômetro, do Ministérios da Saúde, foram para pessoas com 60 anos ou mais, que receberam 1.728 doses. Outras 99 doses foram aplicadas em pessoas com comorbidades, 81 doses em trabalhadores da saúde, 22 doses em pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência e outras 20 doses em gestantes.

No momento, as vacinas bivalentes são destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência a partir de 12 anos e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos (também a partir de 12 anos), indígenas, ribeirinhos e quilombolas (acima de 12 anos), gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários dessas unidades.

Na última semana, o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da vacina bivalente contra a Covid-19 para todos os grupos prioritários definidos para o reforço.

Vacina contra a gripe

Também já começou a campanha de imunização contra a gripe. Os grupos prioritários podem tomar as duas vacinas no mesmo dia. A vacina é trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, sendo composta pelo vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). Ela é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única, exceto para as crianças menores de nove anos que nunca receberam a vacina da gripe. Para elas serão ofertadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.

Em Palmeira, que recebeu no dia 28 de março 2 mil doses de vacinas contra a gripe, segundo o último relatório da Secretaria de Saúde, do dia 3 de abril, do público alvo de 13.016 pessoas que devem receber a imunização, apenas 371 foram vacinadas. Isto representa somente 2,85% do total do público alvo.

Deixe um comentário