Iniciaram nesta terça-feira (9) as obras de revitalização da Praça Marechal Floriano Peixoto, incluindo a reabertura da Boulevard para a passagem de veículos. A obra da Praça da Matriz tem orçamento previsto de R$ 442.136,94, prazo de 60 dias para conclusão e está sendo executada pela empresa Hammer Construções e Incorporações, vencedora da licitação.

A reabertura da rua do boulevard prevê manter metade exclusiva para o pedestre e a outra metade para a passagem de veículos. Está prevista somente a pintura que irá determinar a divisão destes espaços, sem a retirada do paver. Para dividir a via entre pedestres e veículos, floreiras serão instaladas nas extremidades para delimitar o espaço e trazer segurança

O projeto para a praça inclui a substituição do mobiliário urbano, a renovação e limpeza da pedra portuguesa da calçada, colocação de novas palmeiras e recuperação do chafariz, revitalizado com novos revestimentos e uma iluminação que permite a alteração da cor.

Além disso, a praça terá elementos em homenagem à história de Palmeira, qual não foram especificados e nem apontados onde e o que exatamente será colocado.

Quanto a árvore digital, também incluída no projeto, ela utiliza energia solar/renovável para fornecer eletricidade para até 16 usuários simultâneos que poderão recarregar seus celulares via USB e utilizar o Wi-Fi grátis. Nesse equipamento também estão inclusos os bancos em estrutura metálica.

Boulevard preterido

O polêmico projeto, que foi iniciado em 2020 e concluído em 2021, foi projetado para receber eventos, feiras e ser uma área permanente de gastronomia e alimentação, impulsionando o turismo e dando protagonismo aos chefes de cozinha e donos de restaurantes do local.

Nesses três anos, o empreendimento nunca teve a oportunidade de ser testado, receber eventos e ter sua utilidade colocada a prova. A Prefeitura de Palmeira, por muitas vezes, preferiu não instalar o palco na boulevard, seja nos festejos de aniversários da cidade ou em outros eventos promovidos por ela.

Além de negligenciar o empreendimento, a boulevard figurou, segundo dados do Tribunal de Contas, no Portal Transparência da entidade, como paralisada, até de 2022, quando foi retomada. Contudo, o poder público inicia uma obra no local que já necessita de reparos, visto que os pergolados foram vandalizados e parte da iluminação já não funciona.

A Prefeitura de Palmeira também não conseguiu conter aglomerações que geraram situações de violência e vandalismo no local, que devem voltar a acontecer, pois o poder público está revitalizando um local sem ter planos estratégicos de utilização, ou pelo menos não foram informados.

Deixe um comentário