O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) mantém em seu site um painel de avaliação da atuação governamental, que é atualizado anualmente com base na prestação de contas anual dos municípios. Atualizado no último dia 24 de abril, o painel traz informações sobre seis áreas do município de Palmeira que mostram desempenhos variando entre bons, medianos e ruins, com índices de avaliação que vão de 0 a 10.
Todos os anos, até o dia 31 de março, os municípios são obrigados a entregar ao TCE-PR a prestação de contas do ano anterior. Essa documentação, então, dá informações que embasam a avaliação feita pelos técnicos do órgão sobre a prestação de contas da Prefeitura de Palmeira do ano de 2022.
Duas áreas têm avaliações boas; saúde, com 8,09 e educação, com 7,89. Duas áreas aparecem com avaliações medianas: transparência e relacionamento, com 5,57, e administração financeira, com 5,10. E outras duas áreas estão com avaliações ruins: previdência, com 3,88 e assistência social, com 2,24.
Segundo o painel do Tribunal de Contas, três das sete situações comprometem a avaliação da área de previdência do município de Palmeira. Investimentos, com índice 2,20; órgão de governança, com índice 1,40; e transparência e processos de trabalho, com índice 0.
Já a área de assistência social tem todas as sete situações com avaliações ruins, comprometendo o índice. A situação recursos físicos e humanos tem a pior avaliação, de 0,70 na escala de zero a 10; vigilância socioassistencial tem avaliação 1,70; as situações de diagnóstico do território e acesso e de articulação territorial e intersetorial têm índice 2,20; instrumento de planejamento, 2,50; Proteção e Assistência Integral a Família, com 2,60; e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviços de Proteção Social Básica no domicílio é a situação melhor avaliada, com 3,80.
Para acessar o painel de avaliação da atuação governamental do TCE-PR, com as avaliações de todos os 399 municípios do estado, clique AQUI.