Com a divulgação dos dados do censo, Palmeira registrou uma população de 33.855 habitantes, o que representa um crescimento de apenas 5,12% em relação a contagem anterior.
Mesmo que os dados prévios divulgados em janeiro deste ano indicassem uma estimativa de 36 mil habitantes, esse número não se concretizou, o que frustrou a expectativa do município em subir para o índice 1.8 no fundo de Participação do Municípios, o FPM, e garantir mais recursos e repasses.
O número de habitantes de um município influencia diretamente nos valores repassados do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) . As cidades têm um índice, ou coeficiente, de acordo com a população, o que determina valores maiores ou menores de repasses de recursos financeiros. Palmeira poderia receber R$ 16 milhões a mais do que recebeu em 2022 se a Prefeitura de Palmeira tivesse acompanhado melhor os recenseadores em suas atividades.
Foi em janeiro deste ano que o jornalismo da CRUZEIRO 98.3 FM fez questionamento a Prefeitura se teria alguma ação da administração no sentido de acompanhar ou auxiliar os profissionais do IBGE.
A devolutiva do poder público foi uma resposta lacônica, sem contemplar a questão formulada pela nossa redação, de que foi cedido pela Prefeitura de Palmeira o espaço para os profissionais do IBGE trabalharem e que estaria dando todo apoio necessário.
Em entrevista ao jornal Gazeta de Palmeira, o Prefeito Sérgio Belich, do União Brasil, admitiu ter conhecimento de entrevistadores do IBGE que quando não encontravam pessoas em casa produziam dados a partir de estimativas que não eram condizentes com os números reais.
Mesmo assim, depois de não fazer um acompanhamento adequado, agora o Prefeito Sérgio Belich quer contestar os dados do IBGE, segundo ele, em entrevista ao semanário local, a divulgação dos dados foi um “banho de água fria”, ainda que não soubesse qual seria a ação a ser tomada pelo município, e que ainda estariam na busca de uma posição frente ao problema.
O jornalismo da CRUZEIRO 98.3 FM fez contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Palmeira questionando o Prefeito, se o apoio dado aos recenseadores não foi suficiente, qual era a secretaria responsável pelo acompanhamento da coleta dos dados, e quais eram as intenções do município com a contestação dos dados, mas não obtivemos nenhuma resposta até o fechamento desta matéria.