André Leal Kulik Camargo é aluno do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves. Foto - Arquivo pessoal

O estudante André Leal Kulik Camargo, aluno do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira, é um dos selecionados na primeira convocação para a edição o programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná. André é filho de Adriana Leal e Josiel Kulik Camargo, tem 15 anos, e está cursando o 1º ano do Ensino Médio.

Nesta primeira convocação, divulgada nesta quinta-feira, dia 20, estão 444 dos mil estudantes que embarcarão no início do ano que vem para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Entre esses estão, além do palmeirense, mais 17 estudantes do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

O edital lista os primeiros alunos de 344 cidades do Paraná que atenderam todos os critérios (nota, presença e participação em programas estaduais), além 100 estudantes beneficiários do Bolsa Família. Nesta terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa, foram mais de 12 mil estudantes inscritos.

Na próxima semana, os selecionados devem entregar a documentação e a autorização dos responsáveis para participarem do programa.

A lista final com os mil participantes, após desistências e confirmações, deve fechar em 14 de agosto. Após todas as convocações concluídas, a Secretaria de Educação irá definir os países de intercâmbio dos alunos.

Requisitos

Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

A nota de classificação para selecionar os estudantes considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2022, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que ele estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 teve peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor tiveram peso 15 cada um na pontuação total (100).

Ganhando o Mundo

O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

Deixe um comentário