Daqui a um ano já serão conhecidos prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos. Às 8 horas da manhã de domingo, 6 de outubro de 2024, os primeiros votos serão contabilizados, marcando o início de um evento que moldará o futuro de 5.568 municípios brasileiros.
No entanto, antes desse momento crucial, é obrigatório que seja cumprido o calendário de prazos que antecede as eleições.
O calendário eleitoral prevê para o dia 6 de abril do ano que vem, faltando seis meses para as eleições, que secretários municipais ou ocupantes de cargo de confiança que pretendem concorrer devem se desincompatibilizar da função.
No dia 6 de maio termina o prazo para emissão do primeiro título de eleitor. Dois dias depois, em 8 de maio, faltando 151 dias para o primeiro turno das eleições, define-se quais cidades terão segundo turno: são aqueles municípios que atingirem a marca de pelo menos 200 mil eleitores.
No dia 6 de julho, faltando três meses, servidor público que pretende concorrer precisa de desincompatibilizar do cargo, em seguida, no dia 8 de julho, começa o prazo para partidos iniciarem as convenções partidárias, que vai terminar em 5 de agosto, definindo-se os nomes dos candidatos.
No dia 15 de agosto termina o prazo para registros de candidaturas, aj no dia 30 de agosto começa a campanha eleitoral obrigatória na TV e no rádio no primeiro turno.
O dia 26 de setembro é a data limite para o eleitor quitar multas por falta de justificativa ou pedir segunda via do título eleitoral. A campanha eleitoral obrigatória na TV e no rádio no primeiro turno termina no dia 3 de outubro.
E no dia 6 de outubro será realizado o primeiro turno da eleição. No caso de Palmeira, onde não há segundo turno, é a data em que serão conhecidos o prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos.