Em outubro do ano passado, as direções nacionais de PDT e PSB anunciarem um acordo para estabelecer uma aliança nas eleições municipais de 2024, os partidos conversam com o objetivo de formalizarem uma Federação, que poderá ter, ainda, a participação do Solidariedade.
A Federação é um acordo entre os partidos que passam a atuar de forma conjunta e única, por um período de quatro anos, participando de eleições com chapas da Federação, formadas por candidatos dos partidos.
Em Palmeira, PDT e PSB já conversam sobre a eleição municipal, a liderança pedetista é do ex-vereador João Alberto Gaiola, enquanto o ex-prefeito Altamir Sanson é o líder do PSB no município, aliás, Sanson, que já teve três mandatos como prefeito de Palmeira, foi candidato a deputado federal pelo PSB na eleição de 2022, quando conseguiu 6.799 votos.
Gaiola foi vereador por dois mandatos, entre 2013 e 2016 e entre 2017 e 2020; foi também candidato a prefeito nas eleições municipais de 1996, 2000 e 2020, sempre pelo PDT.
Na eleição de 2020, a coligação foi com o PSB, que indicou Roselaine Barausse como candidata a vice-prefeita na chapa majoritária.