Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná

Esta segunda-feira (5) foi o quinto dia do mês de fevereiro e o quinto dia consecutivo do mês sem chuva em Palmeira. A estiagem já tem mais de dez dias no município e a situação de seca se agrava e os incêndios de vegetação começam a aumentar em número e consequências. Tanto é que em cinco dias do mês o Corpo de Bombeiros já efetou ações de combate a quatro incêndios ambientais no município.

Na tarde de segunda-feira, por volta de 15h40, após ser acionada via telefone 193, equipe do Corpo de Bombeiros – viatura e homens – dirigiu-se até a rua Rosa Mildemberg Mayer, na Vila Mayer, para fazer o combate às chamas no terceiro incêndio de vegetação já registrado neste mês. À noite, às 21h55, nova chamada para combater o quarto incêndio ambiental do mês, desta feita no quilômetro 144 da BR 277, próximo ao acesso a Witmarsum.

Antes das duas ocorrências de ontem, os bombeiros realizaram ações semelhantes nos dias 1º e 2. No dia 1º o incêndio de vegetação aconteceu na rua Antônio Victório Viana, na Vila Rural, e no dia 2 na avenida Daniel Mansani, entre a Vila Rosa e o Núcleo Parque dos Papiros.

Em período de seca a vegetação fica mais propícia a incêndios e, por isso, é importante que a população não cometa ações que possam dar início a uma queimada, como estas:

  • Nunca queimar o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos à áreas de vegetação;
  • Não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas e vegetação seca.
  • Manter sempre limpa a sua propriedade, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação.

Além do risco de um incêndio de maiores proporções, inclusive atingindo construções, a fumaça das queimadas provoca problemas respiratórios, afetando principalmente crianças e pessoas idosas.

Deixe um comentário