Com os números de janeiro mostrando que, em média, o número de casos de Covid-19 é de 1,2 por dia, a vacinação tem sido procurada pela população de Palmeira como forma de prevenir o agravamento de sintomas da doença. Tanto é que a vacina bivalente só foi procurada por pouco mais de 15% do público que recebeu a primeira dosse da vacina. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Palmeira recebeu 104.025 doses de vacina, das quais 95.804 foram efetivamente aplicadas.
Segundo os números do boletim divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, 31.483 dos 33.855 moradores do município receberam a primeira dose da vacina, a grande maioria já há três anos. Desses, 30.340 voltaram às unidades de saúde para receber a segunda dose. Com isso, 1.143 pessoas receberam somente a primeira dose.
Mas quando se trata do reforço ou terceira dose, os números ficam piores, uma vez que 19.805 receberam o reforço ou terceira dose, o que significa que 10.535 pessoas estiveram imunizadas contra o agravamento da Covid-19 até este nível.
Para o segundo reforço ou quarta dose os números continuaram caindo, pois apenas 7.112 palmeirenses chegaram a este nível de imunização, o que representa menos de 23% dos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Quando se avança para o reforço bivalente, o mais eficaz contra as novas cepas do coronavírus, o percentual de cobertura da população cai bastante. Até o momento, apenas 4.815 moradores de Palmeira receberam a vacina bivalente, ou seja, pouco mais de 15% das pessoas que receberam a primeira dose.
A Covid-19, doença que pode ser prevenida através da vacina, que é gratuita, continua fazendo vítimas, inclusive fatais, já tendo provocado este ano um óbito em Palmeira, de uma mulher de 77 anos.