A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (6) o boletim semanal sobre a dengue no Paraná. O novo boletim confirma 7.238 novos casos e duas mortes por complicações causadas pela doença. Em Palmeira, o novo boletim confirma mais quatro notificações de casos suspeitos para dengue, o que eleva para 27 esse tipo de notificação no atual período epidemiológico.
Dessas 27 notificações, uma foi confirmada como caso de dengue, oito estão em investigação e 18 foram descartadas para dengue. O único caso confirmado em Palmeira até o momento, pela Secretaria de Estado da Saúde, é um caso autóctone, ou seja, foi contraído no próprio município, uma vez que o paciente não saiu do município.
Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Palmeira informou a confirmação de um segundo caso de dengue no município, que seria também um caso autóctone. Embora as informações sejam divergentes, os casos autóctones confirmam que mosquitos Aedes aegypti contaminados com o vírus que transmite a dengue estão circulando em Palmeira.
Dengue no Paraná
O período sazonal 2023/2024 no Paraná, que teve início em julho do ano passado, soma 29.075 casos confirmados. As duas novas mortes aconteceram em Apucarana, entre os dias 13 e 18 de janeiro. São dois homens, um de 22 anos e outro de 73 anos, ambos sem comorbidades.
O novo boletim confirmou ainda 12 novos casos de chikungunya, somando 71 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 52 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência). Há, ainda, 156 casos em investigação e 480 notificações.
Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 60 notificações.
A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer.