Teste para Dengue - Foto: Reprodução

O boletim semanal divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde mostra aumento no número de notificações de casos suspeitos de dengue em Palmeira. Estas notificações aumentaram de 46 na semana anterior para 57 nesta semana. No entanto, o número de casos confirmados de dengue permaneceu o mesmo, quatro.

Das 57 notificações de casos suspeitos no atual período epidemiológico, iniciado em julho de 2023, 30 foram descartadas para dengue, enquanto 23 estão em investigação.

Reforçando que dos quatro casos confirmados três são autóctones, contraídos no município, o que evidencia que existe circulação em Palmeira de mosquitos Aedes aegypti contaminados com o vírus que transmite a dengue.

Por isso, é importante e necessário que população aja no sentido de evitar a proliferação do mosquito, evitando assim mais casos de dengue em Palmeira.

Paraná tem mais 14 óbitos

O boletim semanal registra o maior número de casos no estado em um boletim do atual período epidemiológico: 15.361 novos casos. Ele também traz 14 novos óbitos pela doença. O período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado, soma 73.928 casos confirmados e 37 óbitos.

Este é o 26º Informe Epidemiológico publicado pela Vigilância Ambiental da Sesa, que registrou também 187.594 notificações, 46.122 casos em investigação e 61.130 descartados. Dos 399 municípios, 319 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e 397 tiveram notificações.

As 14 mortes que constam neste último informe são de pessoas entre 31 e 92 anos, cinco delas sem comorbidades. Do total de registros, dois óbitos ocorreram nos municípios de Ampére e Salto do Lontra (8ª RS); um em Mariluz (12ª RS); um em Paranavaí (14ª RS); um em Sarandi (15ª RS); dois em Apucarana (16ª RS); dois em Terra Roxa e Toledo (20ª RS) e um em Ivaiporã (22ªRS). Na 17ª Regional de Londrina houve quatro óbitos, o maior número deste boletim. Dois deles eram residentes do município de Londrina, um de Cambé e um de Rolândia.

Os óbitos do período epidemiológico foram em Antonina, Ampére, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Quedas do Iguaçu, Mariluz, Marilena, Paranavaí, Sarandi, Apucarana, Arapongas, Cambira, Cambé, Londrina, Rolândia, Terra Roxa, Toledo e Ivaiporã.

Deixe um comentário