Os próximos dias, até sexta-feira, dia 5, serão de intensa agitação e movimentação no âmbito dos partidos políticos, pois esta é a última semana do prazo da chamada janela partidária para que vereadores troquem de partidos sem sofrer a perda do mandato e para que as filiações de interessados em candidaturas na eleição municipal efetivem filiação dentro do prazo legal, ou seja, seis meses antes do pleito.
Entre os vereadores, até o momento a única confirmação de troca de partido foi de Jovane Ferreira, que deixou o PSDB, partido pelo qual foi eleito em 2020, para ingressar no PSD.
Para esta semana, a expectativa é de que, pelo menos, outros três vereadores façam a troca de filiação partidária.
Além disso, devem ocorrer também confirmações de troca de partidos de ex-vereadores que pretendem disputar em outubro uma das nove vagas na Câmara Municipal, além de outras lideranças sociais e comunitárias que também devem concorrer na eleição proporcional no dia 6 de outubro.
Sábado, dia 6, é a data-limite para que a pessoa que pretenda se candidatar nas eleições de 2024 esteja com domicílio eleitoral no município em que deseja concorrer.
Devem acontecer também confirmações e mudanças em direções municipais dos partidos políticos com vistas à eleição municipal.
Uma das confirmações recentes é do Novo, que teve sua comissão provisória municipal oficializada no último dia 25 e tem como presidente Péricles Antônio Calaça.
Já o PSD ainda não tem oficializada a sua comissão provisória municipal, apesar do anúncio feito pelo ex-prefeito Altamir Sanson, há alguns dias, de que recebeu do governador Ratinho Júnior, presidente do partido no Paraná, a confirmação de que seria nomeado presidente da comissão provisória.