É com profunda indignação que a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Palmeira, entidade mantenedora da Rádio Cruzeiro do Sul 98.3 FM, vem a público repudiar a fala do Prefeito de Palmeira, Sérgio Belich (MDB), em entrevista concedida para a Rádio Ipiranga nesta última segunda-feira, dia 24 de junho, na qual tentou imputar ao jornalismo da emissora aquilo que rotula como notícias falsas que circulam pela internet.
A Associação e a Rádio vêm a público esclarecer que repudiam a prática de disseminação de fake news, inclusive combatendo notícias falsas em circulação. A CRUZEIRO conta com profissionais de comunicação com mais de 15 anos de experiência no mercado e participa do Plano Nacional de Combate a fake news, além de ser articuladora no movimento regional de combate a notícias falsas junto ao Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
É necessário ressaltar que desde o início do mandato do Prefeito Sérgio Belich, a CRUZEIRO tem sido preterida, não só na distribuição de verbas públicas publicitárias como também sofre com censura prévia por parte da Prefeitura de Palmeira, não tendo acesso rápido a informações como exige a dinâmica da imprensa em todo Brasil. Também, nunca conseguiu entrevistar secretários, diretores e coordenadores nomeados em confiança pelo Prefeito devido a inúmeras e variadas restrições impostas por este, que, em três anos e seis meses de mandato esteve apenas e tão somente em uma única ocasião na emissora para conceder entrevista, embora tenha recebido muitos convites para isto.
Ressaltamos ainda que a CRUZEIRO, neste momento, passa a fazer parte das estatísticas brasileiras de ataque e intimidação à imprensa livre e à liberdade de expressão, ações que se tornaram frequentes em todo o Brasil nos últimos anos, principalmente partindo de políticos.
Ainda, que fará os registros legais junto à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e também à Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Paraná (Farcom), além de mover os meios legais para preservar sua integridade.
O gesto ameaçador e de intimidação é uma clara tentativa de calar o jornalismo comunitário e independente da CRUZEIRO, que preza pelo interesse social a relevância pública, sempre na tentativa de esclarecer a comunidade palmeirense, sem o véu dos interesses políticos pessoais.
Por fim, a emissora enfatiza que a falta de cognição política e articulação do atual prefeito Sérgio Belich são de sua inteira responsabilidade. E que são seus atos que refletem no resultado do jornalismo factual, que se pauta somente nos fatos.
A democracia reclama um jornalismo vigoroso e independente, comprometido com a verdade possível. O jornalismo de qualidade exige cobrir os fatos e não as nossas percepções subjetivas. Analisar e explicar a realidade e não as nossas preferências, as simpatias que absolvem ou as antipatias que condenam.
Princípios editoriais que a CRUZEIRO 98.3 FM carrega e carregará a fim de fazer a diferença, sempre a serviço da comunidade.