A Secretaria de Estado da Saúde publicou, na terça-feira (15), o novo informe semanal da dengue no Paraná. Os números do boletim mostram que em Palmeira permanecem confirmados quatro casos de dengue no atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho. Todos são casos autóctones, ou seja, o vírus foi contraído no próprio município.
No entanto, o número de notificações de casos suspeitos aumentou de 22, na semana anterior, para 35, nesta última semana. Crescimento de mais de 30%, portanto.
O número de casos descartados passou de nove para 13 e os de casos suspeitos em investigação dobrou, passando de nove para 18 em uma semana. Com mais casos suspeitos notificados, a estimativa de casos prováveis de dengue em Palmeira aumentou de 13 para 22.
No Paraná foram registradas mais 2.355 notificações da doença, com 239 novos casos, sem óbitos na última semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho, o Paraná registra 21.941 notificações, 2.699 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência da dengue.
Ao todo, 343 municípios do estado já apresentaram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 220 deles possuem casos confirmados, incluindo Palmeira.
Neste período foram confirmados também sete casos de chikungunya, sendo registradas 159 notificações da doença no Estado. Com relação ao zika vírus, até o momento ocorreram sete notificações, sem casos confirmados.
A Secretaria da Saúde reforça para a população a importância da remoção de criadouros para a eliminação de qualquer local ou recipiente que possa acumular água.