Na próxima quarta-feira (6), o prefeito eleito de Palmeira, Altamir Sanson (PSD), participará de reunião com profissionais da educação da rede municipal. A pedido dele, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmeira (Sismup) programou a reunião, que acontecerá às 19 horas, no salão comunitário da Igreja Luterana, na rua Vicente Machado.
Segundo comunicado emitido pelo Sismup, o assunto a ser tratado na reunião é a escolha de titular para a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Durante a campanha eleitoral, o então candidato a prefeito afirmou que ouviria a categoria antes de nomear titular para a pasta.
É muito provável que um segundo tema entre em discussão, o reajuste dos salários dos profissionais da rede municipal pelo índice de reajuste do piso nacional do magistério. Isso porque, em 2023, o prefeito Sérgio Belich (MDB) não concedeu esse reajuste, optando por um índice abaixo, o que descontentou os professores e levou a manifestações públicas e paralisação de atividades.
Complementação do piso nacional
Na última terça-feira (29), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do Executivo que autoriza pagamento complementar aos professores que recebem salários abaixo do valor do piso nacional. O prefeito Sérgio Belich (MDB) sancionou a lei e a Prefeitura deve pagar a complementação em novembro e dezembro.
No entanto, essa medida é válida somente para 2024. Em janeiro de 2025 deve ser fixado pelo governo federal um novo valor para o piso nacional, o que vai representar mais defasagem nos salários dos profissionais da educação pública de Palmeira.