No Centro de Convenções Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta segunda-feira (4), aconteceu a solenidade de encerramento da 29ª edição do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP. Entre os alunos e professoras finalistas e premiados estavam alguns representantes de instituições de ensino de Palmeira.
Na categoria Agrorrobótica, equipe de estudantes do Centro Estadual de Ensino Profissional Agrícola Getúlio Vargas, orientada pelas professoras Carolina de Paula Baptista e Maira Teixeira de Freitas foi a terceira colocada na fase estadual e recebeu premiação. A equipe foi formada pelos alunos Fernanda Souza de Oliveira, Flávia Spricigo, Maria Eduarda Wons, Maria Eloisa da Silva e Maria Isabel Chepelski.
Na categoria redação, foi classificado o trabalho da aluna Manuela Bueno Ribeiro, orientada pela professora Jaqueline Kapp Hartman, do 3º ano da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição Jesuíno Marcondes.
A estudante do 8º ano Sara de Lima, aluna da professora Sibele Barausse, do Colégio Estadual de Pinheiral de Baixo, foi classificada com o terceiro lugar na fase regional da categoria redação. Outro classificado em terceiro lugar na fase regional foi o estudante Vítor Augusto Shweigert Eurich, aluno da professora Vanessa Mezzomo Hass, do Centro Estadual de Ensino Profissional Agrícola Getúlio Vargas.
Durante a cerimônia, foram realizadas as premiações dos vencedores do concurso deste ano, que teve como tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.
Agrinho, o que é
O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Sistema Faep, que resulta da parceria entre a entidade e o Governo do Paraná, através das secretarias da Educação; da Agricultura e do Abastecimento; da Justiça e Cidadania; de Desenvolvimento Social e Família; e do Desenvolvimento Sustentável.
A iniciativa conta com a colaboração de prefeituras e várias empresas e instituições públicas e privadas. Criado em 1995, foi implementado em 1996, levando às escolas da rede pública uma proposta pedagógica baseada em uma visão interdisciplinar e transdisciplinar, e na pedagogia da pesquisa.
Neste ano o concurso teve recorde de participações de alunos das redes estadual, privada e APAEs, com mais de 1 milhão de inscritos. Destes, mais de 500 mil alunos são da rede estadual de ensino, representando mais da metade dos participantes.