Imagem/Reprodução Redes Sociais

Guardiãs e guardiões de sementes se reuniram nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Brasília, para participar de uma oficina organizada por pesquisadores da Embrapa, com patrocínio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Foi a primeira “Oficina sobre Conservação da Agrobiodiversidade por Guardiãs(ões) em Bancos Comunitários de Sementes: Experiências, Diálogos e Demandas”.

O evento reuniu 106 pessoas, incluindo 27 guardiões de diferentes estados e 11 técnicos externos à Embrapa, e fez parte do projeto ConservaIn, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Guardiã de sementes em Palmeira, Ana Andrea Jantara participou da oficina e disse que um evento com pessoas de diversas culturas e etnias é muito enriquecedor e fortalece a esperança em um mundo melhor.

Ela destacou a importância de compartilhar conhecimentos e práticas ancestrais, e como isso contribui para o bem comum.

Ativa participante do movimento Quintais Urbanos, Ana Andrea comentou que um dos principais desafios que ela enfrenta é a falta de espaço para ampliar sua casa de sementes urbanas, onde tem de 80 a 100 variedades.

Ela acredita que o maior acesso das pessoas da cidade a essas sementes crioulas permitirá a produção de alimentos mais saudáveis, e enfatizou a importância do apoio do poder público, com políticas que valorizem e incentivem a conservação desses materiais.

Destacou que são necessárias ações concretas do poder público, como a criação de hortas comunitárias em lotes disponibilizados pelas prefeituras, a compra de sementes crioulas de guardiões para distribuição a outros agricultores, e a estruturação de sistemas de coleta de água da chuva.

Ela também sugeriu a oferta de assistência técnica para ensinar as comunidades a plantar, cultivar e armazenar sementes, e de materiais como estufas e sombrites para proteger as plantações.

Com essas medidas, seria possível erradicar a fome nas cidades, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

O evento contou com a participação de representantes de vários ministérios e órgãos públicos, que apresentaram políticas relacionadas ao tema.

Um projeto de lei que está em tramitação no Congresso e que visa instituir uma política nacional de incentivo a bancos comunitários de sementes foi destacado como crucial para o fortalecimento das práticas locais.

Deixe um comentário