Palmeira é um dos mais novos municípios do Brasil e receber o certificado de reconhecimento internacional como Cidade Amiga da Pessoa Idosa, concedido pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a municípios que implementam políticas e ações que visam melhorar a qualidade de vida e o envelhecimento ativo da população idosa, promovendo a inclusão social e a dignidade do idoso.
O processo começou com uma carta de intenções, assinada pelo prefeito Altamir Sanson, afirmando que Palmeira quer ser uma cidade amiga da pessoa idosa e que implementará políticas voltadas a esse público.
Em seguida, um dossiê sobre o município foi encaminhado e, finalmente, no último dia 9, veio a tão aguardada notícia: Palmeira foi certificada como Cidade Amiga da Pessoa Idosa.
Ontem, o Município recebeu o certificado internacional.
Com isso, agora começam os trabalhos para a elaboração e execução das políticas e ações que vão promover um ambiente urbano mais inclusivo e propiciar um envelhecimento saudável e ativo.
Nesta jornada, o primeiro passo será a criação do Comitê Gestor do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa, que vai estabelecer uma programação de ações para os próximos quatro anos.
Essas ações começarão a ser colocadas em prática como parte da política pública de Palmeira para a população idosa.
No Brasil, cerca de 80% dos municípios certificados como Amigos da Pessoa Idosa, estão no Paraná.
Palmeira já é reconhecida internacionalmente como uma cidade amiga dos idosos, tanto que diversas ações já começarão a ser colocadas em prática, incluindo a construção de um Centro de Convivência da Pessoa Idosa, com o que há de mais atual em termos de equipamentos para pessoas idosas.