O Instituto Pegaí Leitura Grátis instalou duas estantes de livros em Palmeira. Uma no Supermercado Franco e a outra na agência do Sicredi, onde o leitor escolhe um título, leva para casa, lê no seu tempo e devolve na caixa de coleta, sem qualquer burocracia. Esta dinâmica motiva o leitor, que também traga um ou mais livros para doar, para que desta forma circulem nas mãos de outros leitores.

Não é todo tipo de livro que é aceito como doação. O projeto recebe “livros de ler”, ou seja, obras do gênero literário (poesia, romance, crônicas, contos, biografias, gibis, entre outros), indicados para crianças, jovens ou adultos. Não aceita livros de estudo, técnicos, de doutrinação religiosa (como bíblias, evangelho, alcorão, etc) revistas, dicionários, didáticos, apostilas.

Vale ressaltar que o livro não é gratuito, o que é gratuita é a leitura. A ideia é que o livro circule, para criar o movimento de leitura. O livro continua sendo parte do acervo do Pegaí, que está em posse coletiva. Ou seja, o cuidado com o exemplar e o retorno à caixa de coleta é de responsabilidade todos os leitores.

O projeto

O Pegaí Leitura Grátis é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado em julho de 2013, em Ponta Grossa, e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos.

Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais públicos. A missão do projeto é aproximar livros sem leitores de leitores sem livros.

As obras que chegam (por meio de doação) são separadas e registradas pelos voluntários do Projeto, que carimbam, colocam etiquetas e classificam a faixa etária. Depois disso, os livros são disponibilizados nas estantes.

A Rádio Cruzeiro do Sul 98.3 FM é parceira do Pegaí Leitura Grátis.

Deixe um comentário