No final da tarde de quinta-feira (16), o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Palmeira divulgou nota oficial a respeito da situação do aterro sanitário do município, na localidade de Faxinal dos Silva.
Diz a nota que o Departamento está investigando possíveis irregularidades apresentadas da empresa responsável pela operação, manutenção e monitoramento do Aterro Sanitário Municipal.
A empresa, segundo a nota, será notificada para prestar esclarecimentos e, assim que houver resposta, a população será informada.
Além disso, informa que nesta quarta-feira, ontem, foi iniciado o transbordo dos resíduos sólidos orgânicos para a Unidade de Transbordo Licenciada em Ponta Grossa, paralisando a operação, restando a manutenção, monitoramento e melhorias.
O jornalimo da CRUZEIRO 98.3 FM procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Palmeira, questionando por que os resíduos estão sendo transferidos para Ponta Grossa se o aterro sanitário de Palmeira tem estrutura para acondicionamento desses dejetos, em nota, a Prefeitura disse que a célula atual esta em fase de finalização. Por conta disso, será realizado o transbordo desses resíduos e que posteriormente será analisada a possibilidade da construção ou não da última trincheira.
Prefeitura Responde
O jornalismo da CRUZEIRO 98.3 FM contatou a assessoria de comunicação na quarta-feira (15) para saber um posicionamento do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, Rodrigo Haniskievicz, sobre as denúncias.
Na tarde de hoje (17) a prefeitura enviou, através da assessoria, informações para os questionamentos do jornalismo da CRUZEIRO 98.3 FM.
Sobre dejetos depositados no aterro, a prefeitura afirma que somente resíduos orgânicos e são descartados, e que, quanto ao trator de esteira, que segundo o vereador, estão fora dos padrões colocados na licitação, a Prefeitura disse ter notificado a empresa para os devidos esclarecimentos
Quanto a vida útil do aterro, a informação é de que a atual célula está em fase de finalização, possuindo ainda uma vida útil de aproximadamente 45 dias.
Da coleta do chorume, que é prevista em contrato, a nota fala que a regra é de que a cada quinze dia seja retirado, podendo variar conforme a empresa responsável pela operação julgar necessário.