Na manhã desta quinta-feira, dia 6, a realização de momento cívico celebrou os 204 anos de Palmeira, comemorados no dia 7 de abril. O evento foi antecipado em função do feriado de Sexta-feira Santa. Com a participação de autoridades civis, militares e eclesiásticas, o momento cívico também contou com representações de instituições, escolas e entidades do município.
O ato começou com a nominação das autoridades presentes e a execução e interpretação do Hino Nacional, por músicos da Orquestra Municipal e Coral Vozes de Palmeira. O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Palmeira foi feito, respectivamente, pelo prefeito Sérgio Belich, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Odair Sanson Junior, e pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Rogério Geraldo Lima, que, ainda, fizeram os pronunciamentos alusivos aos 204 anos de Palmeira.
Também devido ao feriado religioso, o tradicional desfile cívico de 7 de abril não foi programada para acontecer este ano. Porém, a programação oficial comemorativa tem outros eventos programados até o final do mês de abril.
Programação
Neste sábado, dia 8, uma programação especialmente dedicada às famílias, com atrações para as crianças durante o dia, a partir das 15 horas, e uma apresentação da Banda Europa Show – Viola Mix às 19h30, na Feira Verde, em frente ao Cemitério Municipal.
Nos dias 14 e 15 de abril, o Coral Municipal Vozes de Palmeira e a Orquestra Municipal de Palmeira apresentam seus espetáculos no Cine Teatro Municipal, às 20 horas, com os temas “A Praça” no dia 14 e “Temas de Novelas” no dia 15, respectivamente.
No dia 20 de abril, acontece a abertura da exposição ‘Reminiscências de Palmeira’ de Ivonei Margraf, às 19 horas, na Central de Atendimento ao Cidadão.
Já no dia 28, o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, com apoio do Departamento de Cultura e Turismo, realiza o lançamento do livro ‘Palmeira Cidade Clima do Brasil: 200 anos de história’, da historiadora Vera Lúcia de Oliveira Mayer, na sede do Instituto, no Palácio da Viscondessa, a partir das 19 horas.