A Prefeitura de Palmeira contratou empresa para desenvolvimento, implementação, manutenção e comercialização de framework proprietário, bem como serviços técnicos em arrecadação e planejamento urbano.
A assinatura do contrato com a empresa Rodraude Pública aconteceu no último dia 17, quando diretores estiveram na Central de Atendimento ao Cidadão e reuniram-se com o prefeito Sérgio Belich, o secretário de Finanças e de Gestão Pública, Marcos Antonio Bordinhão, e servidores municipais do setor. A empresa tem sua sede na cidade de Londrina e o valor do contrato é de R$ 1 milhão 262 mil reais.
Com a nova ferramenta, a Prefeitura objetiva alcançar um processo de melhoria na própria administração por meio de novos procedimentos que garantam padronização e indicadores de demandas, como forma de medir a qualidade dos serviços.
Também será possível fazer a gestão integrada entre todas as secretarias, modernização da forma de arrecadação tributária, novos métodos de planejamento urbano, fotos aéreas e renovação de mapas do município.
Ainda, obtenção de dados estatísticos mais aproximados da realidade do município, possibilidade de desenvolvimento de aplicativos de gestão urbana que facilitem o relacionamento entre Prefeitura e cidadãos, além de link com outros órgãos governamentais.
O próprio munícipe também encontrará facilidades ao utilizar o novo sistema, que deve contar com bastante interatividade. Para obter informações sobre imóveis urbanos, por exemplo, bastará o usuário acessar o mapa do município e clicar em cima do terreno, que, na sequência, todas as informações serão apresentadas na tela, como nome do proprietário, metragens e zoneamento.
O que é?
Um framework é uma estrutura de informática que conta com ferramentas, sistemas, componentes e guias que agilizam o processo de criação de soluções, sendo, portanto, um artifício essencial na vida de um profissional de Tecnologia da Informação.
O principal objetivo dos frameworks é resolver problemas recorrentes com uma abordagem genérica. Com isso, o desenvolvedor não precisa ficar reescrevendo softwares, podendo focar seus esforços em resolver os problemas em si.
Eles também ajudam no desenvolvimento rápido e seguro de aplicações. Suas funcionalidades permitem atender qualquer necessidade do profissional ou da instituição, desde que o framework selecionado seja direcionado a função desejada.