O programa ‘Palavra Livre’ desta semana reuniu convidados de peso para discutir o desenvolvimento rural em Palmeira. Sob comando de João Alberto Gaiola, a edição que foi ao ar na quarta-feira (24) trouxe para uma ciranda sobre o assunto, Ismael Lourenço Albino, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira, João Carlos Hoffman, agrônomo e diretor da fazenda-escola do Colégio Agrícola Getúlio Vargas e Marlon Cleiton Gross, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira.
O programa discutiu vários assuntos relacionados as temáticas do campo, da atuação do Sindicato dos Trabalhadores, as contribuições do Colégio Agrícola de Palmeira e a importância da produção de alimentos da agricultura familiar. Segundo Cleber Gross, uma das reivindicações associados ao poder público municipal ainda são as estradas rurais, a falta de manutenção adequada não somente para escoar produção e a logística dos produtos do campo como também a dificuldade da manutenção dos carros dos moradores do interior que estragam constantemente.
Ao ser questionado pelo apresentador sobre a aplicação da lei 4.878, que dispõem sobre a compra de 30% de alimentos da agricultura familiar para o programa municipal de aquisição de gêneros alimentícios pelo poder executivo e por todas as suas repartições, Ismael Albino afirmou que a Prefeitura aplica a lei parcialmente, visto que a obrigatoriedade de 30% é atendida na merenda escolar, mas não se estende a outras repartições e instituições conforme dispõe a legislação.
O diretor da fazenda-escola do Colégio Agrícola, João Carlos Hoffman, falou sobre a atuação do Colégio em uma múltipla formação de seus alunos, seja para atuar em pequenas, médias ou grandes propriedades, entendendo desde a agricultura química até a produção agroecológica. Ele também falou sobre suas experiências internacionais, uma delas no Canadá, onde a distribuição de impostos do campo acontece em subprefeituras e garante que o dinheiro seja aplicado naquele local, para aqueles contribuintes e que o valor excedente é devolvido aos usuários.
Serviço
O Programa ‘Palavra Livre’ é apresentado por João Alberto Gaiola e vai ao ar toda quarta-feira às 16 horas, sempre com convidados debatendo um único tema de relevância social.