Na última sessão da Câmara Municipal de Palmeira do ano de 2023, sessão extraordinária realizada na quarta-feira (27), os vereadores aprovaram com seis votos favoráveis e três contrários o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Palmeira a contratar empréstimo até o valor de R$ 30 milhões.
Com votos contrários dos vereadores Marcel Pietrala (PSDB), Jovane Ferreira (PSDB) e Vagner Kachimarki (Solidariedade) o projeto autoriza o executivo a contratar a operação de crédito com a Caixa Econômica Federal ou com a agência Fomento Paraná, através do Banco do Brasil.
Desse valor, R$ 8 milhões, pouco mais de 26% do total do empréstimo devem ser utilizados para construir uma usina fotovoltaica, o empreendimento já havia sido anunciado pelo prefeito Sérgio Belich (União Brasil) em dezembro de 2022.
A obra deve ser realizada no Distrito Industrial, com a intenção de custear os valores pagos em energia elétrica nos prédios públicos. O retorno do investimento está previsto para o prazo de cinco a sete anos como a provável redução do consumo de energia.
Segundo o projeto de lei aprovado pelos vereadores, o restante do valor deverá, obrigatoriamente, custear infraestrutura nas estradas rurais e urbanas, aquisição de ônibus escolar, maquinários e veículos, habitação e investimentos em prédios públicos.