Na quarta e na quinta-feira, dias 9 e 10, o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich, e o secretário de Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Comunicação, Rodrigo Haniskievicz, estarão na cidade de Roncador, na região central do Paraná. Convidados, visitarão a Usina de Reciclagem José Goulart Alves para conhecer o processo de transformação de resíduos sólidos urbanos em cinzas, material inerte que não polui o meio ambiente.

Trata-se um projeto piloto que integra o Projeto Lixo 5.0, que é desenvolvido pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A usina recebe e processa resíduos sólidos de Roncador e também dos municípios de Iretama, Mato Rico e Nova Cantu.

O secretário do Meio Ambiente disse acreditar que um projeto como esse poderá dar certo em Palmeira, trazendo muitos benefícios ambientais. Rodrigo afirmou que a visita técnica é para ver in loco o funcionamento, triagem, tipo de lixo, bem como entender todo processo e avaliar a sua viabilidade.

A administração municipal tem buscado uma solução para o lixo do município, de acordo com o secretário, pois é sabido que o aterro sanitário tem uma vida útil curta e, por este motivo, busca-se conhecer novas tecnologias, com propostas e soluções mais eficientes e limpas.

Visitas anteriores

Em maio de 2021, prefeito e secretário estiveram na cidade de Contagem, em Minas Gerais, onde realizam visita técnica à sede da empresa Paraná Minas Resíduos. Foram conhecer o processo de tratamento de resíduos hospitalares e industriais da empresa que estava em instalação no Distrito Industrial de Palmeira, com incentivos do poder público.

Já em agosto do ano passado, prefeito e secretário estiveram em Gravataí, no Rio Grande do Sul, em visita técnica a empresa Silex Tecnologia Ambientais, que desenvolve processos para processamento de resíduos urbanos e industriais gerando energia.

Deixe um comentário