O programa Palavra Livre de ontem, levado ao ar aqui na Rádio Cruzeiro do Sul, com apresentação de João Alberto Gaiola, recebeu a coordenadora do programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal, Vanessa Albano, e o ex-parlamentar jovem que foi candidato a vereador pelo PSD nas eleições de 2020, Fernando Andrade, para debaterem a participação dos jovens na política.
Apesar da opção por fazerem o título eleitoral e votarem com 16 e 17 anos, são poucos os jovens de Palmeira que optam por esta oportunidade.
Na eleição municipal de 2020, por exemplo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, apenas 66 eleitores nessa faixa etária estavam cadastrados e aptos a votar, o que representou, na época, 0,26 por cento do total do eleitorado do município.
Os dados do TSE do último mês de janeiro mostram que a situação melhorou um pouco, pois agora são 105 jovens da faixa etária que optaram por fazer o título eleitoral e poderão votar no dia 2 de outubro, representando 0,40 por cento do total do eleitorado de Palmeira.
Quem tem 16 ou 17 ainda pode optar por fazer o título eleitoral e votar este ano, bastando ir até o Fórum Eleitoral, levando documento de identificação e comprovante de residência.
É a oportunidade para os jovens também exercerem seu direito de escolher os candidatos que querem eleger.