O aumento no número de casos de pacientes de Palmeira com sintomas respiratórios, desde o mês de janeiro, forçou a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a 3ª Regional de Saúde, sediada em Ponta Grossa, a construírem um novo protocolo para testagem de pacientes suspeitos para Covid-19.
Uma das medidas adotadas foi a disponibilização de testes rápidos para detecção de Covid-19 em todas as unidades de saúde do município. Com isto, é possível a realização da testagem próximo a residência do paciente, facilitando também o acesso aos testes para a população da área rural.
Já nas unidades de saúde que não disponham de profissional capacitado para realizar o teste no momento, foi reativado o serviço de suporte para que os pacientes possam ser encaminhados à Central Covid.
O usuário que apresente sintomas de gripe há mais de 24 horas, deve primeiramente procurar sua ESF/unidade de saúde de referência, na qual será realizado o teste rápido. Se, por algum motivo, o posto de saúde não conseguir atender o usuário, o profissional que o atender lhe entregará uma carta de encaminhamento e será solicitado que ele procure a Central Covid, munido de documentação pessoal e da carta, para em seguida realizar o teste.
Se um familiar testar positivo, não há necessidade de realizar coleta nas outras pessoas que moram na mesma casa ou que tiveram contato. Só devem realizar testes os pacientes que estejam com sintomas há mais de 24 horas.
A coleta é realizada através de SWAB, popularmente conhecido como cotonete, em apenas uma das narinas. Entre 15 e 20 minutos após o teste, o resultado já é revelado. No entanto, se o paciente estiver com sintomas há oito dias ou mais, o teste rápido do cotonete não é indicado e nesse caso será realizado outro exame, com coleta de sangue.
Este tipo de exame é semelhante a realização do “exame de diabetes”, pois o profissional da saúde faz um leve furo em um dos dedos do paciente e coleta uma gota de sangue. Em 10 minutos o resultado do exame é revelado.
A Secretaria de Saúde ressalta que todas as unidades de saúde do município atendem aos pacientes com sintomas de forma segura e seguindo todos os protocolos de biossegurança.
Pronto Atendimento
Todos os pacientes com sintomas graves, como falta de ar ou desconforto respiratório, febre alta persistente, confusão mental, dor persistente ou sensação de pressão no peito, vomito e/ou diarreia com mais de cinco episódios (risco de desidratação em idoso e criança) e dor de cabeça intensa e persistente, devem procurar imediatamente o serviço de Pronto Atendimento Municipal.
Mais informações sobre realização de testes de Covid-19, sintomas e/ou dúvidas podem ser esclarecidos diretamente com a Central Covid, através do telefone/Whatsapp (62) 98325-7366.