O Ypiranga Futebol Clube, de Palmeira, está com participação confirmada na 58ª edição da Taça Paraná de Futebol Amador. Em arbitral realizado na quinta-feira (12), na Federação Paranaense de Futebol (FPF), foram definidos os participantes, a formula de disputa e os grupos. O alvirrubro de Palmeira assume o lugar do União Serrano, de Balsa Nova, campeão da Liga de Campo Largo, que desistiu de disputara a Taça Paraná.
Dos clubes que foram convocados pela FPF em primeiro edital, Vila Fanny, de Curitiba, e União Serrano não confirmaram a participação nesta edição do certame, que deve ter seu início no dia 26 de fevereiro, conforme definido no arbitral.
O Ypiranga entra como representante da Liga de Campo Largo e é o único dos seis participantes que já foi campeão da Taça Paraná, em 1995.
O sistema de disputa foi definido em dois grupos com três clubes cada, que se enfrentarão em turno e returno, avançando os dois melhores de seus respectivos grupos a fase semifinal.
No grupo A estão o Ypiranga, o XV de Novembro, de Colombo, e o Esporte Clube Sartori, de São José dos Pinhais. Já o grupo B estão o Novo Mundo, de Curitiba, o Três Jardins, de Araucária, e o Ajax, de Guarapuava.
O último campeão da Taça Paraná foi o Iguaçu, em 2019, ao derrotar o Trieste. Já a 57ª edição foi cancelada devido à pandemia da Covid-19, em 2020. E agora, em 2023, a Taça Paraná volta a ser disputada.