O Vereador Marcel Pietrala (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal, na terça-feira (14), para mais uma vez solicitar melhorias nos atendimentos de saúde. Pietrala, denunciou a falta de médicos em unidades de saúde do município, citando as das localidades de Guarauninha, Poço Grande, Pinheiral de Baixo, Faxinal dos Quartins, Witmarsum e Santa Bárbara.
“Já passaram 11 meses de mandato, todos os vereadores relatam aqui na tribuna ou nos bastidores que estão tendo reclamações dos postos de saúde com médicos, com o pronto atendimento. Eu tive até de fazer uma lista pra poder relatar todos os postos de saúde sem médico”.
O vereador disse que moradores estão fazendo manifestações, através de abaixo-assinados, para tentar garantir seus direitos a saúde, além de que, segundo ele, a falta de médicos nas unidades básicas sobrecarrega o Pronto Atendimento e faz com que usuários tenham até que procurar atendimento particular, inclusive em outras cidades.
“Witmarsum está movendo um abaixo-assinado para entregar ao prefeito, ao líder do governo e ao secretário de Saúde para ver se conseguem um médico. A falta de médicos sobrecarrega o serviço de Pronto Atendimento”, explicou.
O vereador disse, ainda, que estaria dando um puxão de orelha no secretário de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, pedindo a ele que olhe mais pela saúde do povo palmeirense. “Estamos aqui cobrando, mas até agora não tivemos retorno. São 11 meses cobrando. O secretário foi em rádio, disse em reunião para nós, vereadores, que em novembro tudo estaria resolvido. E cadê os médicos?”.
Marcel ainda afirmou que falta material odontológico nas unidades de saúde e população fica sem atendimento de dentistas. Fechando sua fala, disse que a atual administração promete saúde para a população, mas está entregando ilusão.
PRESIDENTE
O Presidente da Câmara de Vereadores, Egon Krambek, ao final da sessão salientou que a unidade de saúde do Guarauninha já possui médico em atendimento.