Foto - AEN

A Ferroeste pretende construir uma nova ferrovia entre Irati e a região de Engenheiro Bley, no município da Lapa, como parte do plano de ampliação e modernização da malha ferroviária estadual.

A proposta integra os estudos para a privatização da Ferroeste e prevê, além da revitalização dos trilhos entre Cascavel, Guarapuava e Irati, a criação de um novo trecho ferroviário construído do zero entre Irati e Lapa.

Esse traçado projetado passa pelo território de Palmeira, próximo à região de Vieiras.

O objetivo é superar gargalos históricos de transporte, especialmente na região da Serra da Esperança.

Segundo a estatal, a nova ligação permitirá conectar a malha ferroviária ao trecho que segue em direção aos portos de Paranaguá e São Francisco do Sul, fortalecendo o escoamento da produção agrícola e industrial paranaense.

A expectativa é aumentar a capacidade de transporte de cargas dos atuais 1 milhão e 500 mil toneladas por ano para até 6 milhões de toneladas anuais.

Com isso, a Ferroeste passaria dos atuais 248 quilômetros de extensão para cerca de 450 quilômetros de ferrovias administradas.

O projeto ainda está em fase de estudos e a modelagem deve ser concluída em julho.

Após essa etapa, a proposta será encaminhada ao Governo do Paraná para definição dos próximos passos.

Deixe um comentário