Dos 500 municípios brasileiros que melhor internalizaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), 43 são do Paraná, quase 10% do total, entre esses está Palmeira.

Os dados foram divulgados na sexta-feira (8) pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e correspondem ao período entre 2017 a 2020. Os municípios estão classificadas por uma pontuação que mede o progresso total para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que varia de 0 a 100, e o limite máximo indica desempenho excelente no cumprimento das metas.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a mapear o nível de engajamento das suas cidades nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que avaliam, entre outras coisas, educação, saúde, preservação do meio ambiente e combate à violência.

A cidade paranaense com maior destaque na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi São Jorge do Ivaí, no Noroeste do Estado, ocupando a 29ª posição no ranking nacional, com 62,23 pontos.

Palmeira aparece na posição 256 em nível nacional e no ranking estadual está na décima sexta posição, com índice 58,01. No item vida na água o município recebeu a maior pontuação, 84,72; já no item igualdade de gênero, Palmeira obteve sua pontuação mais baixa, 16,11.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil avaliou os avanços e desafios de todas as 5.570 cidades do País.

Ele é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis, entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa que nasceu dentro da ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais.

Deixe um comentário