Na sessão ordinária da Câmara desta terça-feira (9) o líder do Prefeito, Vereador Odair Sanson Junior, do PSD utilizou a tribuna para denunciar o que avaliou como inconformidades nas máquinas contratadas por terceirização pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, afirmando não corresponderem com o descritivo da licitação, questionando quem são os fiscais de contrato e quem liberou “meia máquina” como avaliou ele, para realizar os trabalhos.
Em contato com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Antônio Fernando Voltarelli, através da assessoria de comunicação do município, o titular da pasta enviou nota a redação da CRUZEIRO 98.3 FM dizendo que a máquina terceirizada que trabalhava na adequação das estradas rurais em Queimadas, está realizando o serviço de modo adequado, conforme as especificações previstas no edital.
Ainda segundo a nota, o possível questionamento do vereador seria devido ao ano de fabricação da máquina, pois o edital descrevia a contratação de máquinas com 10 anos de uso no máximo, e a que está operando em Queimadas, possuí 12 anos. Porém, a limitação da idade, segundo o secretário da pasta, não é impeditiva para a realização de um bom trabalho, pois o serviço está sendo realizado sem nenhum ônus devido a este item específico, conforme previa o próprio edital.
De acordo com Voltarelli, o Tribunal de Contas proibiu exigir o ano de fabricação do equipamento, pois, segundo o órgão, o Município está comprando um serviço e, desde que este seja executado, não cabe ao contratante exigir o ano da máquina, finaliza.
Comitê de Crise
O líder do prefeito na Câmara avaliou como ‘cumulo do absurdo’ a situação em que se encontram as estradas rurais, explicando que os produtores de leite estão arriscando perder sua produção diante da recusa dos transportadores em retirem o produto devido à condição das estradas rurais de Palmeira. O parlamentar sugeriu a criação de um comitê de crise das estradas rurais, que inclua Executivo, Legislativo, sindicatos e representantes de moradores da zona rural.
FOTO/PREFEITURA DE PALMEIRA