Sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmeira, realizada nesta terça-feira (10), contou com a participação de todos os nove vereadores.
No expediente foram recebidos um requerimento de comissões, quatro requerimentos de vereadores, uma indicação da comissão de fiscalização, três indicações de vereadores, seis projetos de lei e os pareceres das comissões permanentes a projetos de lei.
Na tribuna, o vereador Gilberto Rogalski, do Patriota, falou sobre o Dia das Mães – 14 de maio, homenageando todas as mães palmeirenses.
Depois, também na tribuna, o vereador Vagner Kachimarki, do PROS, falou sobre visita que fez ao setor do transporte da saúde, relatando ter se deparado com pessoal com boa vontade para trabalhar, mas com ambulâncias com problemas mecânicos.
Disse que apenas uma delas está em condições de uso, excluindo a UTI Móvel, que só pode ser utilizada em situações específicas.
Falou de ambulância que no mesmo dia em que saiu da oficina já apresentou problemas e voltou para conserto, além da falta de equipamentos como giroflex e ar condicionado. Relatou também problemas com ônibus que fazem transporte de pacientes e no local onde funciona o setor, como goteiras e móveis em mau estado.
Ainda, afirmou que veículos que estão encostados, sem condição de uso, tem peças retiradas para que sejam colocadas em outros; mesmo assim, que motoristas estão usando valores de diárias – para alimentação – no pagamento de pequenos reparos nos veículos.
Em aparte, o vereador Jovane Ferreira, do PSDB, questionou a não efetivação do projeto do kit lanche para os pacientes que utilizam o transporte da Saúde.
Também em aparte, o vereador Marcel Pietrala, do PSDB, lembrou de caso de mulher de 75 anos, com câncer, que não conseguia transporte para ir a tratamento em Ponta Grossa, e que não conseguiu, mesmo após reunião entre vereadores e a secretária de Saúde.
Na ordem do dia foram votados e aprovados um requerimento e uma indicação em votação única; um projeto de lei em votação em primeiro turno e um projeto de lei em votação em segundo turno, em definitivo.
A próxima sessão da Câmara Municipal será realizada na terça-feira da semana que vem, dia 16.